Profissional

Não se sente valorizado no mercado de trabalho? Saiba como mudar essa situação

Nos meus quase 20 anos de mercado atuando de estoquista a empresário. Pude perceber que a quantidade de pessoas infelizes e que não se sentem valorizadas é algo bem maior que imaginamos.

É muito comum ver profissionais com sentimento de frustração e de não reconhecimento pelo trabalho que executam.

Pensando nisso, resolvi criar esse artigo para te ajudar a “encontrar” essa valorização e consequentemente se tornar um profissional mais feliz.

Valorize-se

Antes de buscar a valorização externa. O profissional deve encontrar a sua valorização interna. Em primeiro lugar eu me vejo como um profissional de alto desempenho para depois o mercado me perceber.

Busque fatos que apoiem a sua valorização

Porém, existe um grande risco aí que se chama falha na Auto Percepção. Que é o fato do profissional se enxergar melhor do que realmente é ou entrega.

Para não correr esse risco sugiro que você foque nas evidências. Você tem entregue as metas e objetivos que a empresa lhe pede? Tem se destacado dos demais? Está sempre disposto a ajudar e é visto como alguém disponível?

Faça o que gosta

Profissionais que fazem o que gostam tem maior facilidade de entregar grandes resultados. Se você não faz o que gosta. Naturalmente, terá dificuldade de mostrar grande desempenho. Então busque fazer algo que te dê prazer.

Olhe ao seu redor e mire nos bons exemplos

Nos ambientes corporativos fica muito claro os tipos de profissionais que são reconhecidos. Tanto por clientes internos como externos. Então fique atento a esses sinais. Se o vendedor X sempre é reconhecido. O que você pode aprender com ele? Se a enfermeira Y sempre é reconhecida. O que posso aprender com ela?

Não tenha vergonha de copiar o que do certo. Fique atento ao seu redor. Tenha humildade que certamente ficará muito claro o que precisa fazer para obter esse reconhecimento.

Assuma-se como o único responsável pela sua carreira

Você pode passar uma vida inteira culpando chefes, colegas ou clientes pelo seu INSUCESSO profissional. É uma maneira fácil e simples de terceirizar os seus resultados.

Agora você pode também entender que tudo o que você colhe será plantado. SEJA NA EMPRESA ATUAL OU EM OUTRA.

Então independente do seu chefe olhar ou não para você da forma que gostaria. Dê o seu melhor e entregue resultados acima do esperado. Dessa forma por mais que ele não lhe veja, outras pessoas, clientes, fornecedores irão olhar.

Uma dica bônus é sempre entregar resultados ACIMA DO ESPERADO e da sua função.

Exemplo:

Se você ganha 5 mil e quer ganhar 10 mil você precisa IMEDIATAMENTE se comportar, pensar e agir como alguém que ganha 10 mil. Essas atitudes irão te levar de forma mais fácil e leve para outro patamar.

Para melhor entendimento. Imagine um jogador de um time da séria C que quer muito jogar na séria A. Você acha que ele vai chegar a séria A jogando o futebol individual em que nível? Certamente o da séria A, correto? Ele jamais subirá de nível entregando resultados de série C.

Isso aconteceu esse ano com o jogador JEAN MOTA que saiu da séria C por jogar em alto nível no Fortaleza e se transferiu para o SANTOS onde joga como titular de um time que é segundo colocado na séria A.

E você? Está realmente jogando o melhor que pode?

A escolha sempre será sua. Seja para dar o melhor ou pior.

Então decida, dar o melhor de si e colha a tão esperada valorização.

leia também!

Deixe o seu comentário

Atendimento Exclusivo