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Você conhece a sua concorrência? Saiba como usar esse conhecimento a seu favor

Pode parecer bobagem, mas uma dica que pode fazer toda a diferença para sua empresa obter mais sucesso é: conheça a concorrência. Analisar quem é seu concorrente direto ou indireto é a oportunidade ideal de fazer sua empresa ter um bom desenvolvimento, sabia?

Pois é, chegou a hora de transformar a concorrência em algo extremamente positivo para o crescimento da sua organização. Confira esse conteúdo, que preparamos especialmente para te ajudar nesse processo, e aproveite!

1- Analise quem são os concorrentes

Quem são os concorrentes diretos e indiretos da sua empresa? E quais são aqueles que podem vir a ser? Você precisa analisar isso para estar preparado e ficar sempre à frente no mercado.

É importante ver o que a concorrência está fazendo para saber como sua marca pode evoluir e continuar em destaque ou se tornar mais reconhecida. Uma boa forma de colocar isso em prática é fazer um benchmarking, coletando diversas informações sobre os concorrentes e verificando o que cada um tem de positivo, ou em comum, para obter bons resultados.

2- Verifique quais são os pontos de melhorias

Após fazer um benchmarking de seus concorrentes, ou também de empresas que tenham propósito e objetivos semelhantes, é hora de analisar o que pode ser transformado para desenvolver seu negócio.

Fique atento aos detalhes, faça gráficos ou tabelas que facilitem a visão geral dos dados, registre tudo e realize reuniões de planejamento com a equipe para definir os próximos, com base no que foi pesquisado e coletado.

3- Fortaleça sua empresa

Agora que você já sabe o que deve ser melhorado, que tal investir em sua equipe e na gestão de sua empresa? Vale mudar alguns hábitos para obter os resultados almejados. Algumas dicas que você pode seguir são:

– Separar um momento de compartilhamento de aprendizados em cada setor, para que os colaboradores possam falar o que sabem e também ouvir o que os outros tem a dizer;
– Pensar em prêmios atrativos para recompensar os colaboradores mais esforçados em determinado desafio ou missão;
– Oferecer feedbacks não apenas negativos, mas principalmente positivos para reconhecer os trabalhos que foram bons também e motivar os liderados;
– Investir em treinamentos e cursos para ampliar a visão do time;
– Ficar de olho em eventos que possam agregar valor à sua empresa e convidar colaboradores a participarem também;
– Fazer momentos de integração e celebração com a equipe;
– Investir em softwares de automação que facilitem a comunicação.

4- Faça essa avaliação com frequência

A análise dos concorrentes não deve ser feita apenas uma vez, mas com uma determinada frequência para que você continue coletando dados importantes e possa manter uma base de informações necessárias nos próximos passos da sua empresa.

E aí, pronto para alavancar seus resultados? Esperamos que sim! Para conferir mais conteúdos sobre gestão, vendas e negócios, é só continuar conferindo o nosso blog. Você também pode ficar por dentro das novidades pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

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