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O que é posicionamento de mercado e por que você deve usar essa estratégia?

Você sabe dizer qual é a forma que as pessoas enxergam sua empresa ou o que elas pensam ao visualizarem os produtos/serviços que você oferece? Isso remete ao posicionamento de mercado da sua empresa, o que pode garantir – ou não – mais sucesso para você e sua equipe.

Alguns dos benefícios que o posicionamento proporciona são:

  • estratégias mais direcionadas e assertivas;
  • – aprimoramento da imagem da marca;
  • – valores da empresa mais solidificados;
  • – maior identificação do público;
  • – conquista de novos clientes e fidelização do seu público;
  • – maior competitividade no mercado.

Quer descobrir como aplicar boas estratégias ao seu negócio e tornar visíveis os diferenciais da sua marca? Acompanhe a leitura deste conteúdo e garanta resultados incríveis!

O que é posicionamento de mercado?

Antes de prosseguir para os segredos infalíveis de como você pode posicionar sua empresa da melhor forma no mercado, é fundamental conhecer esse conceito e entender mais sobre sua importância. 

O posicionamento reflete no jeito que o consumidor pensa ou vê sua empresa, o que influi bastante também em como ele vai receber as mensagens que você deseja transmitir.

O sábio Kotler já dizia que realizar ações com o objetivo de tornar a imagem de uma marca realmente reconhecida como diferenciada pelo público é o que define o posicionamento de mercado.

Sabe quando você tenta elaborar uma mensagem que considera perfeita, mas as pessoas não entendem? Pois é, além de investir em uma comunicação clara, é preciso pensar também em quem vai ser o receptor, a fim de fazer com que ele possa concordar com você.

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Segmentação

Falando em receptor, é por meio da definição do público da sua empresa que você pode dar o primeiro passo. Por mais que pareça clichê dizer que é necessário conhecer seus clientes, isso é uma verdade atemporal e faz muita diferença no mercado. 

Até porque o posicionamento basicamente é definido pela segmentação juntamente com a diferenciação. Dessa forma, para que sua marca consiga se posicionar e apresentar diferenciais, é importante não somente melhorar a qualidade do seu produto ou serviço, mas também trazer relevância para seu público.

Relacionamento com o cliente

Após entender mais seu público (características básicas, valores, estilo de vida e comportamento), se torna mais fácil segmentá-lo e saber como a comunicação de sua empresa deve ser realizada.

Descobrir qual é o público do seu negócio facilita na hora de definir personas, pensar em estratégias de comunicação, descobrir novas soluções, se diferenciar do mercado e estabelecer um bom relacionamento com seus consumidores.

Análise de concorrência

Por mais antiga que a sua empresa seja, sempre é fundamental analisar a concorrência, entender as necessidades do mercado, elaborar o bom e velho benchmarking e identificar pontos que devem ser melhorados.
Esta estratégia também é altamente indicada para quem deseja estar sempre em destaque, mostrar exclusividade no que faz e saber como mostrar os diferenciais do seu produto ou serviço, alcançando o público com uma comunicação eficaz e mantendo um bom posicionamento.

reunião de equipe

Qualidade e credibilidade

Outro ponto em que você deve estar sempre atento é: manter a qualidade do que sua empresa oferece. Caso esse fator seja desvalorizado em algum momento, não importa o quanto sua empresa investiu em branding, pois ela poderá perder a credibilidade para os clientes.

Então, por exemplo, se sua empresa for um e-commerce e tiver produtos de ótima qualidade, mas não realizar uma entrega dentro do prazo ou uma comunicação transparente, provavelmente você não garantirá a tão almejada fidelização do público.

Dica extra: tenha presença online! Comunicar os valores da sua marca, os diferenciais do que essa oferece, ter atenção ao comportamento do seu público e investir em estratégias de marketing são ações que podem contribuir bastante para um bom posicionamento no mercado.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a entender mais sobre esse assunto! Para conferir mais conteúdos sobre posicionamento de mercado e gestão de empresas, é só ficar de olho em nosso blog e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

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