equipe reunida

Blog

Engajamento de equipes: 6 técnicas para ter produtividade e satisfação no ambiente de trabalho

Você já percebeu que quando está se sentindo bem, consegue ser mais produtivo e vice-versa? Pois é, a satisfação e a produtividade estão totalmente interligadas e, quando andam juntas, contribuem bastante para o engajamento de equipes e o tão sonhado bom desempenho no trabalho.

O grande desafio é como ajudar sua equipe a estar contente e conseguindo colocar as demandas em dia, não é mesmo? Ao longo deste texto, você poderá descobrir 6 técnicas infalíveis para oferecer o melhor aos seus colaboradores e ter um retorno altamente positivo. Acompanhe com a gente!

1. Conheça sua equipe e alinhe as expectativas

Como saber se sua equipe está feliz com o trabalho se você não conhece as pessoas com quem compartilha o dia a dia? É importante fazer reuniões não apenas coletivas, mas também individuais para saber mais informações para além dos dados básicos de cada um dos seus colaboradores.

Saber quais são suas preferências, seus hobbies, suas experiências e seus objetivos pode ajudar você a entender melhor como se aproximar mais de cada um, como motivá-lo e também como alinhar as suas expectativas para entender mais sobre a sua contribuição e o seu papel na equipe.

equipe reunida

2. Promova a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores

Sabe aquela expressão que diz que “se tiver saúde, o resto dá-se um jeito”? Pois é, a saúde é um dos fatores que pesam muito quando o trabalho não traz tantos benefícios mentais ou emocionais. Portanto, além de investir em um bom ambiente de trabalho, é importante também prezar pela saúde da sua equipe.

E este cuidado vai além de oferecer o benefício de plano de saúde, então para isso vale:

  • oferecer um espaço extra para lazer e descanso;
  • reservar um local para que a equipe possa lanchar e conversar à vontade;
  • proporcionar atividades que tragam bem-estar;
  • elaborar momentos de aprendizado coletivo;
  • estimular pausas para alongar ou apreciar à vista;
  • comemorar até mesmo as pequenas conquistas
  • respeitar o período de trabalho para que não se prolongue;
  • planejar as férias da sua equipe;
  • incentivar seus funcionários a também terem o seu momento de descanso e diversão.

 3. Ofereça bons feedbacks

Ouvir seus funcionários e falar os pontos que devem ser melhorados é preciso, mas dar feedbacks positivos é essencial.

Reconhecer o trabalho e a dedicação do profissional faz com que ele se sinta amparado, valorizado e mais encorajado a continuar se esforçando, e isso sem falar no bem-estar que é incorporado ao ambiente de trabalho.

equipe reunida em apresentação feita por uma mulher

 4. Realize treinamentos

Investir em capacitação é uma outra técnica que alia vantagens tanto para a gestão quanto para os colaboradores e resulta em mais satisfação e produtividade.

Prezar pelo desenvolvimento profissional da sua equipe é uma das formas mais válidas para estimular o aprendizado, gerar confiança, mostrar que apoia as competências dos funcionários e que pode ajudá-los a alcançar metas ainda mais desafiadoras.

5. Inspire e motive sua equipe

Você, como líder, tem a capacidade de influenciar diretamente quem trabalha ao seu redor, até mesmo em pequenas atitudes no dia a dia. Você pode motivar sua equipe em diversos aspectos, como:

  • pensar mais positivamente no trabalho;
  • seguir os propósitos da empresa;
  • pedir ajuda abertamente ou auxiliar quando for preciso;
  • buscar novos cursos para ampliar o conhecimento;
  • ter um tempo de descanso para renovar as energias;
  • oferecer o seu melhor em cada demanda;
  • Aceitar desafios e ter vontade de aprender coisas novas.

6. Elabore um plano de carreira

Ter perspectiva de crescimento é um fator que conta muito para quem sempre deseja aprender algo novo ou se arriscar mais e sair da zona de conforto. Quando uma empresa não oferece um plano de carreira para os profissionais, é como se ela passasse a sensação de estagnação ou falta de planejamento.

Então, logo quando um funcionário chega à sua empresa, é fundamental mostrar quais são as possibilidades de crescimento e as perspectivas que ele pode obter caso continue na empresa.

Seja Alta Performance

A Alta Performance nasceu de um objetivo do Marcos Freitas, empresário com mais de 20 anos de experiência no mercado, no ano de 2016

Nosso método de desenvolvimento é feito para aprimorar todos os níveis administrativos de uma empresa, da base ao topo.

Conheça nossos cursos, clicando aqui, e confira como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados extraordinários. 
Siga nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) e acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos sobre gestão, negócios e lucratividade.

leia também!

Deixe o seu comentário

Atendimento Exclusivo