Empreendedorismo

Pare de dar descontos

Toda empresa enfrenta os mais diversos desafios todos os dias. Redução de custos, aumento de rentabilidade, melhoria no atendimento ao cliente e aumento de vendas costumam ser os principais deles. Todo negócio que se preze passa por momentos difíceis e é preciso estar preparado para responder à altura para manter sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Quando o desafio requer o desenvolvimento de ações para aumento de vendas, é muito comum e praticamente automático pensar em lançar promoções de descontos. A lógica é: ao baixar o preço de um produto, ele fica mais atrativo e, portanto, mais pessoas vão compra-lo.

Mas será que essa lógica está sempre correta? O seu cliente é tão sensível a preço a ponto de só querer desconto? A resposta é: não!

Nem todo cliente quer desconto. O que define se um cliente vai comprar o seu produto ou do seu concorrente não é, necessariamente, o menor preço. Existem outros aspectos ligados à decisão de compra que podem tirar seu produto do lugar comum e fazê-lo se destacar na multidão. Aspectos como qualidade, cordialidade no atendimento, localização geográfica da sua loja, praticidade, facilidade do processo de compra, serviço de entrega, entre outros, também podem fazer a diferença no momento de decisão de compra.

Pense em você mesmo enquanto cliente. Você busca comprar o produto mais barato todos os dias? Você almoça marmita todos os dias, já que o preço dela é convidativo ou, dependendo do dia, gosta de variar entre um almoço mais barato e um almoço mais elaborado e saboroso?

Sempre que você vai viajar, você procura destinos mais baratos ou varia entre baratos e mais sofisticados dependendo da sua disponibilidade financeira naquele momento? O mesmo acontece com o cliente que compra o seu produto.

Negócios que dependem de promoções de desconto.

Evite depender de promoções de descontos para vender. Se este é o seu caso, o que pode estar acontecendo é que você pode ter direcionado seu negócio para dar descontos ou você colocou muito foco no público sensível a preço e não no público-alvo desejado para seu negócio.

Se você tiver sempre uma placa de descontos na fachada da sua loja, você vai atrair clientes que só querem comprar com desconto e não valorizam outros atributos além do preço. E você nunca terá a chance de trabalhar os outros atributos, que podem te fazer ter mais rentabilidade.

Posicione sua empresa

Por isso, é muito importante que você escolha um posicionamento para sua empresa. Se seu cliente só te pede descontos, pense o que você pode dar em troca no lugar do desconto. Pode  ser um produto melhor, um melhor atendimento, uma melhor experiência, uma melhor garantia. Assim, você pode sair dessa guerra de preços.

Vender mais barato pode parecer fácil em um primeiro momento, mas o difícil é isso ser sustentável para seu negócio no médio e longo prazos. Repense suas estratégias para ter um negócio saudável e com grandes perspectivas de crescimento.

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