mesa de escritório

Empreendedorismo

Ciclo PDCA: o que é e como utilizar em sua empresa

Ao longo da rotina, um dos maiores desafios é conseguir driblar os obstáculos para executar todas as tarefas, bater as metas almejadas e encontrar as melhores soluções, não é mesmo? 

É óbvio que fazer um planejamento antecipadamente é uma “mão na roda”, mas como controlar bem os outros detalhes na hora da execução? Em busca de auxiliar gestores ao redor do mundo, facilitar o trabalho e ajudá-los a melhorar os processos em suas empresas, foi criado o ciclo PDCA

E, falando em ciclo PDCA, o que ele é, onde vive e como é capaz de transformar empresas? Separamos as principais dicas para que você entenda seu funcionamento e sua importância para aplicá-lo com sucesso em sua empresa. Confira!

O que é o ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA se traduz em “Planejar – Fazer – Verificar – Agir ou Ajustar”. É basicamente uma metodologia ou técnica de aprimoramento da gestão, que se divide em 4 etapas e foi elaborada com o objetivo de aperfeiçoar os diversos processos de uma empresa, a fim de identificar problemas e encontrar soluções.

mesa de escritório

Reconhecida como uma das melhores ferramentas para resolução de problemas, o PDCA foi criado nos anos 20, tornando-se mais conhecido nos anos 50, e também é chamado de “Ciclo de Deming” ou “Ciclo de Shewhart”, referindo-se aos seus criadores. 
Confira como funciona cada uma das etapas deste método:

1.Planejar (Plan)

A 1ª fase do ciclo é onde são definidos os objetivos de cada processo: é hora de realizar um plano de ação, de acordo com as políticas da empresa, para resolver os problemas identificados. Isso pode ser dividido em diversas fases, algumas delas são:

  • Estabelecer quais são os objetivos do ciclo;
  • Escolher diretrizes para atingir os objetivos almejados;
  • Formar uma equipe para liderar as etapas;
  • Definir qual método será utilizado durante o processo.

É muito importante ter o máximo de cuidado possível e prestar atenção em cada detalhe durante esta etapa para evitar falhas nas próximas fases do ciclo.

2. Fazer (Do)

Neste momento é que a fase de execução começa. Para que tudo saia como o planejado, é de extrema importância ficar atento a alguns fatores:

  • Mantenha uma comunicação transparente com a equipe;
  • Apresente cada uma das demandas de forma clara;
  • Programe treinamentos antecipadamente para não atrasar os processos da empresa e ajudar os envolvidos na etapa;
  • Acompanhar e monitorar os detalhes juntamente com outros coordenadores ou supervisores.

É fundamental atentar para que tudo saia como o planejado nesta etapa, que é considerada a mais importante do ciclo.

3. Verificar ou acompanhar (Check)

Após a execução, é chegada a hora de analisar quais foram os resultados alcançados por meio dos dados coletados.

Durante essa fase, é recomendável identificar possíveis erros e falhas, que podem ter acontecido durante o processo, para só depois poder prosseguir para o final do ciclo.

4.Ajustar ou agir (Act)

A última etapa desta ferramenta tem o intuito de fazer os devidos ajustes nas falhas encontradas, definir o que pode ser melhorado nas próximas vezes, compartilhar os resultados com a equipe e estabelecer um padrão para o processo.

É válido ressaltar que o ciclo pode ser recomeçado diversas vezes para proporcionar melhorias frequentes e contínuas nos processos da empresa.

mãos apontando para documentos

Quais são os benefícios para sua empresa?

Além de permitir encontrar soluções para problemas – de todos os tamanhos – que a sua organização pode passar, o ciclo PDCA também traz muitas outras vantagens

  • é possível aplicar esta ferramenta sempre que for necessário;
  • ajuda os gestores a tomar decisões importantes de forma mais assertiva;
  • contribui para o alcance de metas da empresa;
  • mantém a equipe alinhada com os propósitos do trabalho;
  • garante mais eficiência nas demandas e alavanca os resultados;
  • estimula a dedicação dos colaboradores. 

E aí, já consegue visualizar as mudanças positivas que sua empresa pode garantir ao aderir a este método? Para conferir mais conteúdos sobre gestão e processos de negócio, continue de olho em nosso blog ou acesse nossas novidades pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

leia também!

Deixe o seu comentário

Atendimento Exclusivo