analisando documentos

Blog

Como definir e monitorar os indicadores na sua empresa?

Nossa equipe entende que “bater metas” e aumentar o faturamento é de extrema importância para muitas empresas, entretanto também é essencial saber a necessidade de acompanhar os processos e monitorar os indicadores.

Os indicadores de desempenho, que também podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicator), servem basicamente para avaliar o desempenho e os resultados de uma forma mais assertiva.

Existem vários tipos de indicadores, visto que dependem do objetivo almejado, então é preciso conhecer os principais para definir os melhores para sua empresa e saber como monitorá-los.

Neste conteúdo, você vai descobrir como identificar novas soluções e trazer melhorias garantidas à sua empresa, utilizando os indicadores de desempenho. Vamos lá!

Por que é importante definir indicadores de desempenho?

Para que uma empresa adquira mais sucesso, é necessário que ela defina metas assertivas e estabeleça a devida organização em cada um de seus processos: e isso tudo tem a ver com os tais indicadores de desempenho. 

Por meio de alguns dados e informações, é possível analisar os resultados obtidos e entender melhor quais ações podem ser tomadas para proporcionar mais eficácia durante a rotina de trabalho.

Para definir os indicadores, é fundamental saber quais são os objetivos almejados da empresa, especificar a meta a ser alcançada e, assim, escolher o que será medido ao longo do processo para verificar se tudo ocorreu como o planejado.

analisando documentos

Alguns dos principais benefícios dos KPIs são:

  • – contribuição na hora de tomar decisões e definir novas estratégias;
  • – mais segurança e transparência nos processos;
  • – aprimoramento na avaliação do que é realizado;
  • – diminuição de possíveis falhas ou erros;
  • aumento das possibilidades de acompanhamento para o gestor;
  • – melhoria na produtividade da equipe.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Há diversos tipos de indicadores e não há uma hierarquia entre eles, pois tudo vai depender do que a empresa necessita para alinhar melhor os objetivos, alcançar as metas e obter resultados mais satisfatórios.

Confira os principais KPIs de empresas bem-sucedidas a seguir:

  • – taxa de vendas;
  • – valor do ticket médio;
  • – percentual de lucro;
  • – índice de turnover;
  • – qualidade;
  • – volume de produção;
  • – estratégico.
reunião de equipe

Como é possível monitorar os KPIs da empresa?

Ao definir os melhores indicadores para sua empresa, tendo em vista os objetivos desta e as condições do mercado, é de extrema importância acompanhar cada processo. 

Para isso, é recomendável ter o auxílio de um sistema de gestão automatizado ou de um sistema CRM, a fim de armazenar informações importantes, tornar o monitoramento mais prático e facilitar a integração da equipe para trazer mais praticidade ao dia a dia .

Atenção:

O uso de indicadores faz toda a diferença no mundo dos negócios e pode colocar sua empresa à frente da concorrência, além de proporcionar mais praticidade aos processos de sua equipe, mas é necessário não exagerar na quantidade de KPIs: foque nos principais para sua empresa

Além de otimizar o tempo, delimitar mais as métricas e facilitar na hora de monitorar para encontrar resultados assertivos, é essencial saber que a escolha dos indicadores também deve levar em conta o estágio de crescimento da empresa e a situação em que esta se encontra.

Para saber mais sobre como alavancar os resultados de sua empresa, fale a nossa equipe, clicando aqui, ou diretamente pelo WhasApp e tire todas as suas dúvidas, Você também pode acessar nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook, Instagram e Linkedin.

leia também!

Deixe o seu comentário

Atendimento Exclusivo